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Divulgação dos Grupos de Trabalho sobre Inteligência Artificial
No próximo dia 13 de novembro, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) promoverá um evento para debater o impacto e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) no ambiente acadêmico. Organizado em diferentes Grupos de Trabalho (GTs), o evento abordará temáticas centrais para a integração responsável da IA em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os GTs serão conduzidos por professores da UFV e têm como objetivo refletir sobre o potencial da IA para transformar práticas educativas, de pesquisa e extensão, respeitando valores éticos e inclusivos e ampliando o acesso ao conhecimento. Confira a seguir as ementas dos GTs que nortearão as discussões:
1. IA e Avaliações da Aprendizagem
Responsáveis: Alvanize Valente Fernandes Ferenc e Elen Machado Tavares
Este GT discutirá o uso da IA com foco na avaliação da aprendizagem, buscando a princípio pensar a finalidade da avaliação da aprendizagem no contexto universitário, sua dimensão pedagógica, marcada pela indissociabilidade entre ensino e aprendizagem e seu uso como instrumento que favoreça a aprendizagem. E ainda, visa pensar a diversificação dos instrumentos avaliativos, romper com rotinas constituídas e contemplar a diversidade de sujeitos de aprendizagem que tem se inserido nesse nível de ensino, com seus diferentes capitais (econômico, cultural, social etc), modos de aprendizagem e de se relacionar com o conhecimento e com as ferramentas tecnológicas. E, por fim, busca pensar estratégias de avaliação da aprendizagem que sirvam de balizamento do trabalho do professor e das produções dos estudantes, incentivando à produção de conhecimentos que reflitam a autonomia, a autoregulação (autoreflexão) e a ética dos estudantes. Trata-se de pensar a avaliação em uma dimensão “ecológica”, considerando a implicação do meio ambiente, digital, por exemplo, sobre os estudantes e seus modos de interações.
2. Ética e Autoria no Uso de IA
Responsáveis: Jazam Santos e Joana D’Arc Germano Hollerbach
Este GT abordará o uso da IA, destacando recomendações sobre as limitações de sua aplicação e o uso ético e responsável das ferramentas, embasado em princípios legais e regulamentares. Incluirá a necessidade de documentos autorizativos e termos de compromisso entre as partes envolvidas (como orientadores e orientandos, criadores e usuários de software), além da definição regulamentar das metodologias de ensino, pesquisa e extensão. Informará sobre penalizações para o uso indevido da IA e recomendará a atualização dos regulamentos da UFV conforme o relatório final dos GTs, sempre respeitando a legislação e orientando a comunidade acadêmica sobre normas vigentes.
3. IA e Práticas Docentes
Responsáveis: Bethânia Medeiros Geremias e Tiago Paz e Albuquerque
Este GT discutirá o uso da IA com foco no ensino, abrangendo, mas não se limitando à revisão e à elaboração de programas analíticos e planos de ensino, elaboração de apresentações visuais, diversificação de metodologias, construção de atividades teórico-práticas, elaboração de instrumentos/ferramentas didático-pedagógicas, ensino personalizado, apoio ao desenvolvimento de habilidades críticas e criativas, e o acompanhamento/supervisão das disciplinas de orientação.
4. IA na Aprendizagem Discente
Responsáveis: Ricardo dos Santos Ferreira e Silvana Claudia dos Santos
Este GT tem como objetivo debater sobre as diretivas para a incorporação da IA nos trabalhos e atividades acadêmicas, visando refletir sobre como ela pode ser utilizada para potencializar a aprendizagem, ao invés de substituir o desenvolvimento de habilidades essenciais aos discentes em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, buscaremos discutir como a IA pode contribuir para motivar a aprendizagem em atividades assíncronas e debater sobre a importância de incentivar o pensamento crítico, bem como promover situações nas quais os(as) estudantes possam desenvolver a capacidade analítica frente às respostas apresentadas pelas ferramentas de IA, incluindo a análise de possíveis erros ou omissões fornecidos por elas.
5. IA e Inclusão
Responsáveis: Michelle Valadão e Patrícia Negrão
Este GT discutirá sobre o uso de IA como ferramenta de inclusão no ensino superior, visando refletir de que forma o recurso poderia contribuir para a participação efetiva em todos os espaços Universitários; para a ampliação do acesso ao conhecimento; para a identificação de necessidades educacionais específicas da comunidade universitária, o que possibilitará o oferecimento de adequações, suporte e intervenções adequados; bem como para a superação de barreiras e de desigualdades, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais acessível e inclusivo.
6. IA na Pesquisa
Responsáveis: Sabrina de Azevedo Silveira e Tiago Paz e Albuquerque
Este GT discutirá o uso e o desenvolvimento de estratégias de IA para potencializar a pesquisa em todos os níveis, desde a Iniciação Científica à pós-graduação. Serão explorados parâmetros e limites do uso da IA em diferentes etapas: formulação de questões de pesquisa; redação/correção/tradução; desenvolvimento/aprimoramento de metodologias; geração/análise de dados; e ética em pesquisa. Também se abordará a necessidade de transparência no trabalho, explicitando como e onde a IA foi utilizada e suas conexões com o trabalho (se ela utiliza ferramentas/algoritmos prontos, ou se desenvolve novos modelos/algoritmos). Além disso, discutirá o papel da IA na orientação científica e como empoderar toda a comunidade universitária no uso da IA, evidenciando os benefícios e riscos envolvidos na utilização dessas tecnologias.
Este Grupo de Trabalho analisará como estratégias de IA podem intensificar a pesquisa desde a Iniciação Científica até a pós-graduação. Serão abordadas etapas específicas: formulação de questões, redação, aprimoramento de metodologias, e geração e análise de dados, incluindo a ética no uso de IA. Além de enfatizar a importância da transparência sobre o emprego de IA, o GT discutirá como especificar seu uso e distinguir entre ferramentas prontas e algoritmos desenvolvidos. Também examinará o papel da IA na orientação científica e formas de capacitar a comunidade universitária para aproveitar essa tecnologia, destacando os benefícios e riscos inerentes ao seu uso.
7. IA na Extensão
Responsáveis: Alexandre Santos Brandão e Érica Schultz
Este GT abordará o uso da Inteligência Artificial como ferramenta para democratizar o acesso à tecnologia em contextos de extensão universitária. Partindo do princípio de que a IA pode ser uma aliada na promoção da equidade e na construção de soluções colaborativas, o grupo discutirá como a popularização da IA pode ampliar o alcance de tecnologias emergentes, tornando-as acessíveis a diversas comunidades e públicos. Além disso, o GT visa explorar o uso de ferramentas de IA para coleta de dados participativa e análise colaborativa, considerando metodologias que engajem a comunidade no processo de coleta, análise e interpretação de dados. O objetivo é fortalecer a criação de sistemas de apoio à decisão que auxiliem na formulação de políticas e práticas comunitárias mais inclusivas, onde o conhecimento científico e os saberes populares se complementam.
Para mais detalhes sobre o evento, consulte o link:
https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=43046&link=corpo.
A inscrição no evento pode ser realizada por meio do formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5KBIiY-YDW3stg3r1ipYq9Fd44kHzJqXcHXQshtugnerrqw/viewform.